peças impermeáveis são primordiais para climas extremos

Peças impermeáveis são primordiais para climas extremos

Quando os dias frios estão associados a muita umidade, chuva, vento e neve a escolha de roupas mais eficientes é primordial,  já que a proteção térmica se intensifica quando o corpo está seco e aquecido.  Calças, botas e casacos  impermeáveis resistem  às temperaturas extremamente frias, respeitando o sistema de camadas.  Por isso, antes de comprar, aprenda a identificar se o seu próximo casaco é ou não é impermeável.

 Como identificar um casaco impermeável

Um casaco impermeável oferece as costuras seladas

Um casaco impermeável oferece as costuras seladas

Conhecer os diferentes tipos de tecidos impermeáveis ajuda na escolha do que será mais eficiente às suas demandas. Mas caso fique com dúvida ou opte por comprar em uma loja virtual, confira algumas dicas:

1 – Comece pelo tecido:  Cada tipo de fibra têxtil oferece benefícios exclusivos,    projetado para resistir à penetração de água, impedindo que a umidade penetre nas fibras do tecido. Esta barreira protetora mantém o tecido seco e a pele protegida. Os casacos impermeáveis normalmente são produzidos em tecidos com fibras sintéticas ou recebem um revestimento especial que repele a água.  São as membranas tecnológicas de alta performance que garantem a eficiência de hidrorrepelência e respirabilidade da peça. 

2 – Atenção aos detalhes:  Os casacos impermeáveis são projetados para serem respiráveis, permitindo que o vapor da umidade escape do tecido ainda na forma gasosa, o que é importante em roupas e acessórios. Também oferece secagem rápida, já que a água formará gotas que não serão absorvidas pelo tecido, escorrendo imediatamente da superfície. 

3 – Costuras: um casaco impermeável normalmente conta as costuras seladas ou a ausência de costuras, sendo assim não permite que a água penetre pelos vãos ou pelos pontos de costura do tecido. Além disso, a lapela do zíper costuma ser dupla, e os adornos  são plásticos, repelindo a presença da água. Quesitos importantes para definir em qual nível de  proteção a impermeabilidade se aplica.

Tipos de casacos

Basicamente existem três tipos de casacos para inverno, em que você pode identificar o uso específico, além de saber facilmente se ele é ou não é impermeável.

Os casacos corta-vento são os mais básicos e servem para isolar a temperatura corporal dos ventos frios. Eles são ideais para os dias outono, com a presença de neve, gelo ou chuva, pois  costumam ser leves, finos, impermeáveis e respiráveis.

Os casacos corta vento são ideais para os dias de chuva.

Os casacos corta vento são ideais para os dias de chuva.

Já os casacos softshell são peças intermediárias, pois servem para cortar o vento e proteger o corpo em frio moderado (não oferecem costuras seladas). O softshell é ideal para prática de esportes na neve em locais abertos, além de caminhadas ao ar livre.

Para caminhada ao ar livre os Softshells são mais indicadas.

Os casacos anorak são os mais indicados para o uso em dias de frio intenso, pois eles protegem do vento, da chuva ou neve. Eles são produzidos em fibras sintéticas, como o poliéster  ou nylon em sua parte externa, eficientes na impermeabilidade.  Internamente oferece revestimento com propriedades respiráveis de alto desempenho, como as membranas Gore-Tex, Omni-shield ou Dry-Vent.  Conhecidos também como interchange ou triclimate, formam  um conjunto de jaquetas intercambiáveis, que podem ser usadas separadamente, conforme o clima, ou em conjunto quando o nível de aquecimento e proteção forem mais exigentes.

Os anoraks são casacos mais robustos, conhecidos como 3 em 1.

Viu só como é fácil identificar peças impermeáveis? Acompanhe o nosso blog para receber novas dicas sobre roupas de inverno e conte com a Tchê Inverno para adquirir os melhores itens para o frio do Brasil!

Comentários

Comentários