Categorias DicasViagens

Como se vestir em camadas no frio?

Viajar para o frio e escolher quais produtos levar na mala pode ser um desafio para os brasileiros. Jaquetas, casacos, blusas, lãs, fleeces… Sem dúvidas, o vestuário de inverno é vasto e oferece diversas opções para os dias frios. Contudo, você sabia que não adianta envelopar o corpo todo com várias peças de roupas se você não usar a técnica perfeita? Ficou com  dúvida? Pode ficar tranquilo, a Tchê Inverno vai ajudar! 

A forma mais eficiente de aproveitar o inverno é se vestir em camadas, pois você começa o seu aquecimento de dentro para fora. Continue a leitura e aprenda a utilizar esse sistema, protegendo a sua temperatura corporal nos dias de frio extremo! Saiba mais a seguir.

Primeira camada: pele

A técnica de se vestir em camadas é ideal para quem vai praticar esportes na neve, enfrentar tempestades e ventos rigorosos com umidade ou viajar para países frios. Tudo começa pela primeira camada.

Também conhecida como base layer, ela possui esse nome pois é a primeira proteção do seu corpo contra o frio, tendo contato direto com a sua pele. A principal função é isolar a temperatura quente que o seu corpo produz. Sua superfície interna também absorve a umidade do corpo e a transporta rapidamente para a parte externa do tecido, mantendo você seco, confortável e com a temperatura interna estável.

A primeira camada precisa ficar bem justa ao corpo. Por isso, opte por peças leves, quentes, potentes e flexíveis para não limitar os seus movimentos. 

Comece pelos pés, com meias térmicas.  Depois passe para as pernas com calças térmicas ou base layers. Para os membros superiores, o ideal é proteger o seu corpo com uma excelente blusa térmica, da linha X-thermo.

Nas coleções mais recentes, a novidade são as base layers com tecnologias termo-reflexivas, como Omni-Heat e Omni-Heat Infinity, que além de oferecerem tudo o que já foi citado, potencializam a capacidade de aquecimento. Excelentes opções para temperaturas abaixo de 0°.  

Dos 10°C a -40°C, independente do tipo de atividade da sua viagem, lembre-se que a primeira camada é indispensável!

Segunda camada: aquecimento

A segunda camada, middle layer, é uma das mais relevantes, pois ela é a responsável por fazer o seu corpo produzir ainda mais calor. A escolha das peças dependerá do tipo de atividade que você vai realizar ou das condições climáticas do país. 

Por exemplo, em frios moderados, blusas de lã e malhas de tricô podem ser ótimas alternativas. Já em frios intensos ou rigorosos, jaquetas em fleece ou corta-vento são mais indicados. Prefira produtos leves, respiráveis, de secagem rápida e com altíssima capacidade térmica!

Para as pernas, as mulheres podem optar por calças legs de lã, já os homens podem usar modelos em fleece ou corta-vento para aquecer os membros inferiores. A calça jeans não é uma opção confiável para temperaturas baixas, já que é produzida em algodão e este material absorve umidade.  Se for usar, a malha térmica será imprescindível!

O sistema de camadas prevê que facilmente você possa acrescentar ou retirar as peças quando as temperaturas não estiverem tão baixas ou quando você estiver em ambiente com calefação, o que é comum na Europa, Canadá e EUA.  

Terceira camada: proteção



Agora que você já aprendeu como isolar o seu corpo do frio e otimizar a produção de  calor, é necessário manter todas essas peças secas, com a terceira camada, outer layer, normalmente impermeável. Ela é responsável por bloquear a entrada de vento, chuva, umidade e neve.

Uma jaqueta impermeável, com isolante térmico eficiente e capuz para proteger a cabeça é uma escolha bem acertada.  Caso você tenha contato com a neve, é necessário investir em calças especiais, normalmente esportivas, como o nosso lindo modelo Bugaboo Impermeável da Columbia.

Se ficar na neve não for um dos objetivos da sua viagem, você pode optar por um casaco com resistência ao vento e à umidade ou um sofisticado casaco de lã, perfeito para você sair à noite e explorar os restaurantes mais elegantes da cidade! Calças de veludo  também são ótimas alternativas. 

Camada final: extremidades


A camada final começa com os calçados de inverno, afinal, não adianta ter o melhor casaco de frio, se você estiver com os pés desprotegidos. Invista em modelos impermeáveis, com forros e membranas específicas de alta performance, além de solas altas e antiderrapantes.   Os modelos mais tradicionais e eficientes para situações de frio extremo são as botas. A variedade de modelos e altura de cano são enormes.  O ideal é usar um calçado leve e confortável, que resista a horas de caminhada.

Depois você precisa proteger as extremidades do corpo, pois são partes muito sensíveis que não devem ficar expostas ao frio. Adicione ao seu check-list de inverno luvas térmicas, gorros, cachecóis ou mantas e meias térmicas.  E  não se esqueça também dos óculos escuros, pois apesar do sol de inverno não esquentar, ele ainda emite raios UV.

Lembre-se que além do toque estético, os acessórios de inverno cumprem praticamente a mesma função que o sistema de camadas: isolam, protegem e aquecem nosso corpo do frio. São fundamentais! 


Viu como é fácil se vestir em camadas nos dias mais frios? Todas as peças citadas no artigo você encontra na Tchê Inverno com excelentes preços e ótimas formas de pagamento. Confira e aproveite!

Comentários

Comentários