Dicas

Conheça a Diferença Entre Segunda Pele e Malha Térmica e Saiba Como Escolher a Ideal

Quando o inverno começa, a preparação para o frio intenso envolve mais do que apenas casacos técnicos, calçados específicos ou gorros de lã. A escolha das camadas que ficam diretamente em contato com a pele é essencial para garantir conforto, proteção e, claro, aquecimento com versatilidade e estilo excepcionais.

Considerando que as malhas térmicas são itens indispensáveis para enfrentar o frio, é preciso entender que existe uma diferença entre segunda pele e malha térmica. Embora ambas sejam peças essenciais para o inverno, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a elas.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo e confira:

  • o que é a segunda pele;
  • o que é a malha térmica;
  • qual é a diferença entre segunda pele e malha térmica.

O que é a segunda pele?

Antes de entender a diferença entre segunda pele e malha térmica, é preciso saber mais sobre cada um dos modelos. A segunda pele é uma peça estratégica no guarda-roupa de inverno e, como o nome sugere, é a primeira camada de roupa que você deve usar no frio, proporcionando isolamento e manutenção do calor interno, sempre considerando a estratégia tradicional de se vestir por camadas.

Produzida basicamente por materiais como microfibra, poliamida ou elastano, a função principal de uma segunda pele é manter o calor corporal e evitar que o frio penetre, criando uma barreira física adicional entre a pele e a camada intermediária

Ela é ideal para atividades em que você precisa de liberdade de movimento, como caminhadas leves ou esportes em climas moderados.

Além disso, a segunda pele é excelente para quem busca versatilidade, pois pode ser usada em diferentes tipos de ambientes, como atividades ao ar livre ou em climas mais amenos, onde não é necessário um isolamento tão intenso.

As opções de segunda pele da Tchê Inverno são ideais para quem busca conforto e aquecimento sem volume excessivo, garantindo proteção contra o frio e conforto durante o uso prolongado.

A primeira camada, conhecida também como base layers, oferece isolamento térmico superior, quando o material em que são produzidas agregam tecnologias de alta performance, indispensáveis para garantir alta respirabilidade ao produto. 

Essa tecnologia absorve o vapor do suor, dispersando a umidade, ainda na forma gasosa, pelos microporos presentes na malha, mantendo o corpo seco e aquecido, além de oferecer proteção solar contra raios UV, ser antiodor e contar com costura plana para evitar atrito com a pele.

Leve, elástica e de ajuste perfeito, as malhas térmicas garantem liberdade de movimentos e conforto térmico, sendo a base ideal para enfrentar o frio com eficiência. Com baixo peso, e volume reduzido, são compactas, funcionais e perfeitas para quem busca qualidade e desempenho.

O que é a malha térmica?

Considerando-se que nem sempre uma segunda pele é uma malha térmica, a diferença entre ambas está sobretudo no material empregado na produção de cada peça. 

 Agregando características de alta performance para garantir máximo desempenho térmico, a respirabilidade da malha é um fator determinante para que uma segunda pele possa receber a designação de malha térmica.

A rápida evaporação do suor do corpo ainda na forma gasosa, garante que o corpo se mantenha quente e aquecido, primordialmente relevante na prática de esportes outdoor no inverno.

A roupa molhada pelo suor da pele, amplifica a sensação de frio, diminuindo a temperatura corpórea, fazendo com que a circulação sanguínea trabalhe mais para manter o funcionamento dos órgãos.

Confeccionada com tecidos de alta performance, como poliéster, lã de merino ou microfibras sintéticas, a malha térmica é projetada para fornecer um aquecimento superior. Sua principal função é bloquear o frio intenso do ambiente externo e reter o calor do corpo, garantindo seu aquecimento por mais tempo, mesmo em condições extremas.

A malha térmica funciona como uma primeira camada, devendo ficar bem aderente ao corpo, mantendo o calor interno, ao mesmo tempo em que permite a evaporação do suor, mantendo o corpo seco durante as atividades. Este modelo é especialmente indicado para atividades em locais frios ou em ambientes com neve, como o esqui, ou para caminhadas em temperaturas mais baixas.

As malhas térmicas da Tchê Inverno são perfeitas para quem busca uma peça prática e eficaz para enfrentar o frio intenso, mantendo o corpo aquecido e confortável.

A Blusa Térmica Thermal Grid Solo é projetada para oferecer conforto e eficiência em condições de frio intenso. Seu design permite a retenção de calor e o controle de umidade, essenciais para viagens de inverno e atividades na neve.

Isso significa que a peça absorve a umidade de forma imediata, mantendo o corpo aquecido, confortável e seco, mesmo durante atividades mais intensas e prolongadas. Além disso, é extremamente leve, reduzindo o peso e volume na mochila ou bagagem de viagem.

A costura plana evita atritos com a pele, garantindo conforto durante o uso prolongado. Ideal para quem busca performance e conforto em ambientes frios.

Qual é a diferença entre segunda pele e malha térmica?

Como mencionado anteriormente, as duas peças têm a função de aquecer, mas a segunda pele e a malha térmica apresentam diferenças significativas em termos de estrutura e aquecimento. Confira:

Diferença entre segunda pele e malha térmica: espessura e isolamento

A segunda pele é mais fina e ideal para climas moderados ou como camada base. Ela oferece conforto e proteção contra o frio, mas sem o nível de isolamento térmico que a malha térmica oferece.

A malha térmica, por sua vez, é projetada para proporcionar rápida evaporação do suor, bloquear a entrada de vento e umidade proporcionando maior calor e retenção térmica.

Diferença entre segunda pele e malha térmica: fibras tecnológicas

A segunda pele é produzida em materiais leves e flexíveis, como microfibra e elastano, que se ajustam bem ao corpo e oferecem liberdade de movimento.

Já a malha térmica é produzida em microfibras sintéticas funcionais, ou com tecidos tecnológicos de alta performance, que aceleram o processo de evaporação da umidade produzida pelo calor do corpo, maximizando o benefício da pele seca e aquecida durante horas de atividade ao ar livre.

Diferença entre segunda pele e malha térmica: respirabilidade

A principal função da segunda pele é atuar como uma camada base que mantém o corpo aquecido, enquanto a malha térmica garante maior isolamento contra o frio intenso, além de garantir a respirabilidade, acelerando a evaporação da umidade, especialmente em atividades ao ar livre em temperaturas negativas.

Diferença entre segunda pele e malha térmica: costuras ergonômicas e planas 

Para criar um sistema de camadas eficiente, ideal para enfrentar temperaturas extremamente baixas, a base layer deve combinar conforto com liberdade total dos movimentos do corpo.

Essa é mais uma diferença estratégica, estética e funcional entre uma simples segunda pele, e uma malha térmica inteligente de alta performance. Muitos modelos tecnológicos ainda agregam nanopartículas de prata ao tecido, para inibir a proliferação do odor do suor, permitindo o uso da peça por mais vezes entre as lavagens.

Leia também: Como Escolher Roupa Impermeável Para O Inverno?

Ao conhecer a diferença entre segunda pele e malha térmica, você poderá escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades, além de saber como usá-las corretamente a fim de maximizar o seu conforto e desempenho no inverno.

Aproveite para conhecer todo o catálogo da Tchê Inverno e escolha suas novas peças preferidas com muito mais conforto e estilo. Prepare-se para enfrentar diferentes climas com qualidade e elegância.

Comentários

Comentários

Ver comentários

  • Estou procurando uma camisa para proteção solar e que me deixe mais refrescante, qual devo utilizar, segunda pele ou camisa térmica?

  • Estive visitando seu Blog, achei super interessante seu artigos.
    Parabéns, que você continue sempre assim!
    Visita também meu Site...
    Grato..