Nem todos sabem o que vestir quando se viaja para a Europa no meio do inverno. Por isso, com este post, daremos algumas dicas especiais para você!

A Europa é um dos lugares mais requisitados para viajar no inverno, isso porque é um continente com belas paisagens, ótima comida e cultura surpreendente. Se você quer estar confortável durante a sua viagem e não quer se arrepender de não levar as roupas certas, este artigo é para você!

O inverno europeu

Com temperaturas constantemente abaixo de 10°C, o inverno na Europa é uma das estações mais procuradas e queridas entre os turistas. Contudo, seja a sua primeira visita à região, seja uma visita experiente, certificar-se de se manter aquecido é a prioridade n° 1.

Em janeiro e fevereiro, as temperaturas geralmente caem bastante e continuam assim até março ou abril. Frio excessivo, neve e dias mais curtos, especialmente nos países do norte, são o que caracterizam o inverno europeu. Em alguns lugares, tais como Áustria e Inglaterra, escurece às 16h. Em outros países, a chuva é normalmente intensa. No sul do continente, por outro lado, as temperaturas tendem a ser mais amenas.

Percebe-se que a Europa é uma terra de contrastes e isso também se reflete em seu clima. Por exemplo, enquanto a área mediterrânea é geralmente suave e ensolarada, a Escandinávia é fria e nevada.

Aliás, o clima europeu pode ser muito imprevisível, mesmo durante o inverno. Se você estiver viajando para a Europa durante essa estação, é importante fazer as malas para todos os tipos de clima. A temperatura varia de país para país, portanto, pesquise para onde está indo antes de decidir quais peças funcionarão melhor para sua estadia.

Leve roupas que você pode usar em camadas e pense na quantidade de tempo que você vai passar no local

A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em vestir-se para o tempo frio é utilizar o sistema de camadas. Mas quantas camadas você deve usar e levar? Depende do lugar para onde você vai e de quanto tempo vai passar fora a cada dia.

Se você pensa no sul da Europa, como Praga, por exemplo, os dias de inverno são menos frios. Então, se quiser uma experiência mais confortável ao viajar por esses países, escolha roupas que permitam adicionar ou remover camadas, dependendo de quão quente ou frio estiver lá fora.

Também não esqueça de analisar a quantidade de peças que você deve levar para o tempo que pretende ficar em cada lugar. É importante montar uma mala com itens adequados ao local da sua viagem, estratégicos e versáteis, dessa forma, você pode vesti-los em diferentes situações e ainda otimizar espaço na sua bagagem. Pensando nisso, separamos algumas dicas com peças curingas:

1- Tenha um conjunto de malha térmica Nem pense na possibilidade de viajar para o Velho Continente sem ter roupas térmicas na sua bagagem. Elas são responsáveis por reter  o calor do nosso corpo e manter a temperatura estável. Portanto, independentemente da temperatura, são peças indispensáveis e insubstituíveis.

2- Invista em um casaco adequado

Se você planeja visitar climas mais frios com neve, como Moscou ou Oslo, é fundamental trazer consigo um bom casaco impermeável, respirável e térmico que barre totalmente a entrada de elementos externos e ofereça um ótimo aquecimento.

Caso vá praticar algum esporte na neve ou participar de alguma aventura radical, escolha peças de alta performance com as tecnologias Omni-Heat e Omni-Tech da Columbia ou Dryer-Vent e Heatseeker da The North Face.

Entretanto, uma viagem é feita de diversos momentos, dentre eles, passeios a locais mais elegantes, como uma ida ao Museu do Louvre em Paris ou um jantar romântico em um restaurante especial. Nesses locais, como não há tanta exposição às variações climáticas, é mais interessante criar um outfit mais sofisticado, com um lindo casaco de lã.

3- Tenha um bom par de botas As botas também são itens fundamentais e curingas, afinal, não adianta ter um ótimo casaco e manter os pés desprotegidos! Lembre-se de escolher modelos que cubram os tornozelos, tenham uma boa aderência sobre as solas e, claro, que sejam antiderrapantes e impermeáveis, assim você não corre o risco de escorregar ou ficar com os pés molhados.

4- Sempre escolha um gorro confortável e quente

Se pensa em ir para a Finlândia, Noruega, Suécia, Rússia ou Estônia, uma das primeiras coisas que deve constar em sua lista durante o inverno é um gorro. Isso porque são lugares que podem chegar a -40°C! A Alemanha e a Holanda também registram médias de 2ºC à noite. Já Portugal, Itália e Espanha ficam em aproximadamente 6ºC à noite.

Então, escolha um gorro que proteja sua cabeça e seus ouvidos de ventos fortes e temperaturas frias. Se possível, que seja à prova d’água e de vento, bem como respirável, para que sua cabeça possa permanecer quente, mas não suada. Se você quiser parecer mais elegante, pode combinar com um cachecol, outro grande acessório que deve ter em seu guarda-roupa de inverno. Ele o manterá aquecido e também o deixará na moda!

Resumindo

Suas roupas devem ser quentes, mas leves o suficiente para que você não sue no tempo frio. É melhor utilizar o sistema de camadas para que você possa ajustá-las conforme necessário durante o dia.

Está na dúvida de qual escolher? É só falar com a Tchê Inverno!

Comentários

Comentários