Você sabe qual é o lugar mais frio do mundo?

Não é a Rússia, nem o Canadá…

O lugar mais frio do mundo é um território inóspito ao qual poucas pessoas têm acesso, mas que contém muitos segredos e descobertas!

Sem habitantes nativos, a Antártida é o território mais frio da Terra. Conhecida também como Antártica, é um continente coberto de gelo situado no Polo Sul e sua área é quase o dobro do Brasil. Contém aproximadamente 14,1 milhões km² de extensão, entretanto, no inverno, por causa do congelamento de água ao seu redor, pode chegar ao impressionante número de 26 milhões de km².

Isolado de todos os outros continentes, é a região mais fria do planeta!

É frio!

Não é atoa que as condições climáticas da Antártica tornam difícil para o homem se estabelecer neste território. Entre os principais obstáculos, estão os ventos que atingem velocidades de até 300 km/h e a altitude, que fica em torno de 2 mil metros. Vale lembrar que quanto maior a altitude, menor será a temperatura, o que explica ser o lugar que apresenta as médias mais baixas do mundo. Segundo o site de meteorologia, MetSul Meteorologia, “marcas de -60°C ou -70°C são bastante comuns durante o inverno da Antártida”. As temperaturas no verão também são inferiores a 0°C, chegando a -25ºC e -45ºC.

Em 1983, a estação russa de Vostok criou um recorde ao conseguir marcar -89°C gélidos. Porém, o marco foi quebrado em 2020, quando cientistas constataram que, no meio da Antártida, a temperatura pode chegar a -98°C, tornando-se o ponto mais frio do mundo. Segundo o National Geographic, Ted Scambos, o líder dessa descoberta e pesquisador do Centro Nacional de Dados em Neve e Gelo da Universidade do Colorado, em Boulder,  “é um lugar onde a Terra está tão próxima de seu limite que é quase como outro planeta”.

A beleza da natureza

A Antártica é o lar de algumas das criaturas mais incríveis da Terra. No “limite” do mundo, há uma coleção de histórias descrevendo a vida selvagem, o clima e o terreno do continente polar. Apesar de serem os mais conhecidos, os pinguins não são os únicos a embelezarem o lugar. Também vivem por lá baleias, focas, crustáceos, aves e peixes.

O bioma do lugar mais frio do mundo é a Tundra: a pequena vegetação existente é formada por fungos, líquens, espécies de pequeno porte e não possui árvores. Além disso, o continente possui a maior reserva de água doce do mundo e uma riqueza mineral imensa, com ferro, cobalto, cobre, ouro, platina e zinco.


Pinguim-de-adélia (Pygoscelis adeliae). Foto: SECIRM/PROANTAR


lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella). Foto: SECIRM/PROANTAR


Petrel das neves ou Petrel branco (Pagodroma nivea). Foto: SECIRM/PROANTAR


Uma pequena vegetação nas rochas

Sem donos

Vale ressaltar que a Antártica é uma zona de neutralidade política e de preservação científica, pois nenhum país possui ou governa o continente. Por isso, os únicos visitantes que lá habitam são estudiosos. Várias bases servem como estações de pesquisa para cientistas de quase 30 nacionalidades, dentre eles, brasileiros.

Uma curiosidade é que a base para os nossos pesquisadores se chama Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e está localizada na Península Keller, na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul. Ela foi estabelecida em 1982, após o Brasil aderir ao Tratado Antártico, que defende a “não militarização e a não nuclearização do continente, liberdade de pesquisa científica, proteção do meio ambiente e congelamento de qualquer reivindicação territorial”. Desde então, com uma capacidade para aproximadamente 40 pessoas, há um time de estudiosos de Oceanografia, Biologia, Cartografia, Meteorologia, Climatologia,  Astrofísica e Biologia.

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) em 1984. Foto: Marinha do Brasil.

Nossos pesquisadores não estudam apenas a Antártica, mas também as mudanças climáticas ao nível mundial e como o Brasil pode ser influenciado por elas. A base instituída e ocupada por brasileiros também estabelece o poder de decisão que o nosso país tem sobre o continente e, acima disso, a presença no lugar mais frio do mundo é obrigatória para os membros do Tratado. Além do Brasil, a África do Sul, Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Estados Unidos, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e União Soviética (atual Rússia) também são países-membros.

Embora alguns países demonstrem uma tentativa de fincar raízes por conta da riqueza mineral que se encontra lá, a mineração é proibida pelo Protocolo de Madri  que entrou em vigor em 1981, tornando inviável qualquer tipo de exploração e até a extração de petróleo por 50 anos.

Desafios

Localizada em um bloco gigante de gelo flutuando no Atlântico Sul, a Antártica é um continente ímpar. As condições climáticas são extremas e os visitantes devem estar preparados para uma viagem onde podem experimentar algumas das piores condições do planeta.

Sim, este é um lugar onde as temperaturas podem ser menores que -80°C. Na verdade, pode ficar tão frio que a água se transforma em gelo antes mesmo de atingir o solo. Você encararia essa?

Não importa se você um dia for se aventurar no lugar mais frio do planeta ou apenas passar um fim de semana no clima ameno da serra, a Tchê Inverno te ajuda a não passar frio! Conheça algumas das jaquetas que são itens obrigatórios do seu guarda-roupa de inverno:

Para a Antártica: 

  • PARKA TITAN PASS COLUMBIA

Indicado para temperaturas extremas, a capacidade térmica deste modelo é altíssima, pois conta com altas tecnologias nos materiais existentes em sua composição, como a poderosa Omni-Tech, garantindo total impermeabilidade, Omni-Heat, ampliando o aquecimento, e o surpreendente isolamento 780 TurboDown.

Para o frio extremo:

  • JAQUETA WATSON LAKE INSULATED W

Para temperaturas com neve, a impermeabilidade, respirabilidade e excelente capacidade térmica são imprescindíveis, porque garantirão que você desfrute das baixas temperaturas com total proteção e aquecimento. Muitas características tornam a Watson Lake uma das melhores peças da coleção de 2022, mas citaremos apenas uma: alta performance no frio em todas as situações!

  • JAQUETA JOY PEAK MID

O isolamento térmico é um tecido com alta resistência ao vento e à umidade que, embora não tenha vedação à prova d’água, tornam-no resistente às condições climáticas mais intensas, com uso de malha térmica como primeira camada. Além dessas características, este modelo único conta com a poderosa Omni-Heat Infinity, atualmente a tecnologia de refletividade térmica mais avançada da Columbia!

  • JAQUETA MASCULINA ALTIER DOWN TRICLIMATE

Esta jaqueta tem várias características, incluindo uma jaqueta interna removível com  isolamento 550 fill down. Desmontável, pode ser utilizada apenas como anorak. Uma jaqueta 3 em 1 totalmente impermeável, à prova de vento e respirável, é feita de três peças individuais que podem ser usadas juntas ou separadas.

Para o frio moderado a intenso:

A jaqueta é feita de tecido especial que resiste ao vento e à umidade. É uma escolha ousada para aqueles que pretendem praticar esportes no frio, como trekking, ou até mesmo realizar viagens turísticas em tempo mais frio.

 

  • JAQUETA DUPLA FACE BOSSA

Uma jaqueta dupla face oferece total praticidade e versatilidade para dias frios. Com um lado produzido em manta acrílica e outro em pelúcia, você terá dois modelos em um. Basta virar a peça ao avesso e você terá um novo produto. Aquecimento e estilo são palavras-chave desse modelo!

Lembrando que o uso de camadas é fundamental para todos os modelos citados acima.

Para o frio ameno: 

  • JAQUETA ULTRA LIGHT LADY

A jaqueta é feita de material super leve, por isso é muito confortável de usar. Tem um capuz, dois bolsos na frente e um fecho com zíper. Também apresenta um design com gomos, em estilo sutil e delicado.

Comentários

Comentários

< Anteriores

Vai esquiar pela primeira vez? Temos algumas dicas para você!

Próximos >

Destinos para passar o natal e ano novo na neve

  1. Um lugar deste só posso ver por fotos mesmo, pois minha rinite ataca só de imaginar….porém a vontade de estar em uma bela paisagem dessa é sureal …creio que um dia tenha coragem pra enfrentar os percausos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén