Estamos quase no despedindo da nossa estação favorita, então nada mais justo que ter umas boas dicas de como guardar os looks de inverno.

Lã, tricot, couro, moletom, pêlo sintético, nylon, malha térmica… Esses são alguns tecidos que mais são utilizados nas roupas de inverno. Cada um com sua especificidade, modo de lavagem e, mais ainda, maneira de guardar. Estamos dando tchau ao inverno de 2022 e, com a chegada do outono, algumas ficarão guardadas até ano que vem.

Guia de cuidados 

Eu sei, também estamos tristes com a nossa estação favorita indo embora, então nada mais justo que guardar bem as nossas roupas favoritas, né? Sabemos que as peças são investimentos e precisam de cuidados especiais enquanto ficam na gaveta.  Para ajudar nessa missão, separamos um guia de cuidados para você!

1- Comece limpando o armário

Esse primeiro passo é muito importante. Para evitar o temido mofo, limpe bem as gavetas, cabides e qualquer parte que entre em contato com as suas roupas. Geralmente há na internet muitas receitas caseiras que você pode utilizar, mas nos supermercados é bem fácil de achar soluções prontas para evitar o problema. Atenção: espere secar bem antes de guardar as peças! Assim você não põe em risco os tecidos pegarem umidade.

2- Lave ou mande lavar suas roupas

Você sabia que as traças se alimentam de pele e cabelo morto? Então, aqui você já tem uma ideia do porquê deve lavar as peças! Mesmo que você use a roupa apenas uma vez, é importante respeitar esse passo. Além disso, manchas que não estão aparentes agora, podem se intensificar em alguns meses com o ressecamento dos tecidos. Então, lavar sempre, ok?

3- Pesquise qual o melhor método de lavagem para cada tipo de tecido

Lavagem a água, lavagem a seco, lavagem de roupas delicadas. Entender qual tipo de tecido você tem em mãos e lavá-los adequadamente também ajuda na preservação no tempo em que ficarão guardados.

4- Escolha o melhor ambiente para guardar

Se o seu guarda roupa ou roupeiro fica perto de uma parede que recebe muito calor durante o dia, pega sol diretamente ou fica em espaços em altas temperaturas, vale a pena uma mudança. A temperatura pode danificar os tecidos e até mesmo desbotar a cor.

5- Use organizadores e evite plásticos

A praticidade também deve ser levada em conta. Dobrar as roupas e colocá-las em sacolas evita que a peça entre em contato com a poeira. Mas, atenção: nada de plástico! Esse tipo de material pode trazer umidade e danificar as roupas. O ideal são pacotes de TNT, de algodão ou qualquer outro que tenha “furinhos” que permitam a circulação de ar. Pode ser até os organizadores de viagem.

6- Use as peças mais pesadas em cabides

Sobretudo, blazer e qualquer outra peça de couro ou camurça devem ser penduradas. Isso evita que criem marcas durante o tempo em que ficarão encostadas. Até mesmo as calças podem ser penduradas pela bainha para evitar que fiquem marcadas. Basta colocar as roupas no lugar que você tenha menos acesso para que não atrapalhe no dia a dia. Os cabides de madeira e plástico são as melhores opções.

7- Embalagem a vácuo

As roupas de inverno costumam ocupar muito espaço. As embalagens a vácuo otimizam o ambiente, além de ajudar muito naquela limpeza de rotina! Além disso, evita fungos, bactérias e mau cheiro, além de manter o cheirinho de roupa lavada.

8- Deixe o ar circular

Uma vez por semana abra as gavetas e portas para deixar o ar circular. Vale deixar por uma hora, no mínimo. Isso ajuda a evitar mofo e mau cheiro.

9- Crie uma rotina de limpeza

Ao menos uma vez no mês limpe o armário (dica número 1!). Aquela limpeza inicial é apenas o primeiro passo, ok? Se você não manter limpo, os cuidados serão em vão. Vale usar produtos anti mofo que absorvem a umidade e evitam a proliferação de fungos. Alguns são bem perfumados!

Essas dicas certamente vão te ajudar e muito para a conservação das suas peças. O bolso e o meio ambiente agradecem, já que são bem duráveis e a vida útil delas evitará um excesso de descarte no planeta! As roupas da Tchê Inverno são assim: de inverno em inverno estarão prontas para te aquecer se você seguir essas dicas! Ah, um conselho extra: sabe aquela roupa que não serve mais ou que pode não fazer mais seu estilo? Vale lavar e doar para quem precisa!

Comentários

Comentários