Fazer um intercâmbio é um dos maiores sonhos de muitos jovens no Brasil. A experiência de conhecer outra cultura, aprender outro idioma e mergulhar em costumes e hábitos diferentes é o que leva essas pessoas a ficarem longe de seu país por algum tempo.

Se você vai viajar para outro país com esse propósito, é importante se planejar para que não tenha surpresas desagradáveis. Por conta disso, nós separamos algumas dicas de intercâmbio para te ajudar.

Dicas de intercâmbio para a primeira viagem

Para quem nunca saiu do país provavelmente seja mais difícil planejar a primeira viagem. Há tantas pesquisas para fazer, tantos documentos para separar e tantas opções de países, que algumas coisas importantes podem acabar passando. Para que isso não aconteça com você, confira nossas dicas de intercâmbio abaixo!

1. Escolha o país que quer conhecer

Você quer visitar um país que lembre um pouco a cultura e o clima do Brasil? Ou está afim de conhecer um lugar completamente diferente e mergulhar na cultura local? É importante levar essas perguntas muito a sério para não ficar com a sensação de “o que eu estou fazendo aqui?”.

Seu intercâmbio tem que ser um momento completamente agradável, proveitoso e cheio de recordações maravilhosas. Não deixe uma má escolha atrapalhar isso!

2. Saiba tudo sobre a documentação necessária

Uma das principais dicas de intercâmbio é sobre a documentação necessária. Sabendo para qual país vai viajar, é possível entender se vai precisar de visto, de qual categoria ele será, quais documentos precisa ter, se será necessária algum tipo de vacina, dentre outras coisas.

Dicas de Intercâmbio

Em alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, o processo de obtenção de visto é um pouco mais burocrático. Sendo assim, quanto antes você separar a documentação necessária e dar entrada no visto, mais fácil será de resolver no caso de algum imprevisto.

3. Determine qual curso vai fazer

Qual é a sua intenção fazendo esse intercâmbio? Quer aprender outra língua, quer conhecer outra cultura, quer melhorar seu currículo? Escolha que tipo de curso vai fazer respondendo questões como essas. Dependendo da sua conclusão, é possível determinar se um curso de inglês, se um combinado entre trabalho e estudo, se a junção de um curso e prática de esportes ou uma especialização é mais interessante para o seu objetivo.

4. Procure por uma boa agência de viagens

Contar com o apoio de uma boa agência de viagens é uma das dicas de intercâmbio mais importantes. Isso porque a sua viagem depende da prestação de um bom suporte, alinhando as suas expectativas com os melhores serviços de hospedagem, estudo, passagens, etc. Além disso, elas costumam dar apoio com os vistos também.

Procure por empresas com anos de experiência, que se mostrem interessadas em esclarecer todas as suas dúvidas e que, inclusive, tenha depoimentos de outros intercambistas. Não deixe de conversar com pessoas que viajaram com o apoio da mesma agência.

Com essas dicas de intercâmbio você pode começar a planejar sua viagem e se organizar para não ter surpresas. Concluindo essas etapas, vai poder pensar em quanto dinheiro levar, como preparar a mala de viagem e tantas outros pontos.

Continue acompanhando as nossas dicas e fique por dentro de tudo que precisa saber para viajar!

Comentários

Comentários