Viajar é colecionar momentos incríveis e muitas emoções. Mas, além de deixar tudo registrado em sua mente, é importante saber como guardar fotos na nuvem.

Isso porque você pode ter os registros na sua câmera ou mesmo no seu celular, mas não precisa passar pelo risco de perder tudo por algum erro do sistema ou outra eventualidade, não é mesmo?

Por que e como guardar fotos na nuvem?

“Nuvem” nada mais é do que um espaço digital onde podemos salvar informações e arquivos em diretórios que não ocupam nossas máquinas (computadores, celulares e outros dispositivos). Assim, tendo acesso à internet, é possível transferir seus dados de forma simples e ter tudo salvo com a maior praticidade.

Como já citamos, o principal motivo pelo qual você deve aprender como guardar fotos na nuvem é para não perdê-las com facilidade. Porém, além deste, temos outros:

  • não ocupar a memória interna dos seus dispositivos;
  • ter os arquivos à sua disposição a qualquer momento, basta ter acesso à internet;
  • compartilhar com facilidade, já que pode passar arquivos para outras pessoas por meio de links.

Para subir os documentos e imagens para a nuvem, é preciso ter uma conta em algum software que atua como um servidor para armazenamento. Eles funcionam como programas em seu computador que têm pastas para inserir os documentos, fotos e outros arquivos. São alguns exemplos: DropBox, Google Drive, One Drive e iCloud.

Ao encontrar o ideal para você — analisando espaço disponível, preço (se optar por um premium) e outros detalhes —, crie sua conta e comece a transferir seus arquivos.

Isso pode ser feito de duas maneiras: por meio do seu smartphone ou outros dispositivos, veja:

Direto do seu smartphone

Os sistemas operacionais dos smartphones têm, geralmente, um software de nuvem já integrado.

Os que são do sistema operacional Android (Samsung, Motorola, entre outros) contam com a conta do Google para fazer login na loja de aplicativos e até mesmo para gerenciar o aparelho. Alguns dos celulares já são comercializados com os softwares principais e, um deles, é o Drive com sincronização automática da sua galeria. Assim, ao salvar novos arquivos, eles irão diretamente para a nuvem.

O iCloud da Apple também funciona dessa maneira. Porém, se não vier instalado em seu smartphone, você pode pesquisar um aplicativo de sua preferência e configurá-lo para que todos os seus itens sejam transferidos automaticamente para a rede, sem a necessidade de fazer isso de forma manual. Após o download, vá no menu das configurações e encontre a área de sincronização. Basta permitir que ele acesse seus arquivos e faça a integração.

Por meio de outros dispositivos

Em seu computador, tablet e até mesmo câmera e outros dispositivos, é possível fazer esse mesmo tipo de vículo. Mas, caso não encontre a opção no menu de cada software, utilize um cabo USB para levar os arquivos até seu laptop ou desktop com acesso à internet e envie os arquivos no serviço escolhido por você.

Muitos deles ficam instalados em seu computador e funcionam como pastas no seu diretório. Ou seja, é só transferir tudo o que desejar para a pasta e, durante alguns minutos, tudo será transferido para o espaço digital e estará a salvo!

Agora que já sabe como guardar fotos na nuvem, ter os registros das suas viagens a salvo precisa ser uma das suas prioridades!

Aproveite que está por aqui e continue navegando no blog da Tchê Inverno!

Comentários

Comentários