A malha térmica é produzida em um tecido especializado, projetado para regular a temperatura corporal e proporcionar conforto em diversas condições climáticas. Ela é composta por fibras tecnológicas que retêm o calor interno e permitem a evaporação do suor, ainda na fase de vapor, mantendo a pele seca e aquecida.
Para que serve a malha térmica
Este tecido tem como principal função regular a temperatura corporal durante atividades físicas intensas ou em ambientes com temperaturas de inverno rigoroso. É comumente utilizada como uma segunda pele, sendo uma escolha popular entre turistas e entusiastas de atividades ao ar livre.
Como a malha térmica atua
Ao usar a malha térmica, o calor gerado pelo corpo é retido, formando uma camada de ar quente próxima à pele. Esta camada ajuda a manter a temperatura corporal estável, mesmo em condições climáticas adversas. Além disso, a malha permite a evaporação do suor, evitando o acúmulo de umidade e mantendo a pele seca.
Quando usar malha térmica
Um exemplo prático do uso da malha térmica é durante esportes de inverno, como esqui ou snowboard. Nessas atividades, o corpo é exposto a temperaturas extremamente baixas e as fibras tecnológicas e de alta performance da malha ajudam a manter o calor corporal, prevenindo o resfriamento excessivo e auxiliando a manter o bom desempenho motor.
Como a regulação da temperatura corporal afeta o desempenho físico?
A regulação da temperatura corporal desempenha um papel crucial no desempenho físico, pois o corpo humano funciona melhor em uma faixa estreita de temperatura que varia entre 36,5°C e 37,5°C. Quando a temperatura interna do corpo se desvia muito dessa faixa, o desempenho físico pode ser afetado negativamente.
Quando o corpo é exposto a altas temperaturas, o mecanismo de regulação entra em ação para evitar o superaquecimento. Uma das principais maneiras pelas quais isso ocorre é através da transpiração.
Quando suamos, a água na pele evapora, removendo o calor do corpo e ajudando a resfriá-lo. No entanto, essa perda de água por meio da transpiração também pode levar à desidratação, o que pode prejudicar o desempenho físico.
Por outro lado, em temperaturas frias, o corpo precisa manter a temperatura interna estável. Para isso, ele pode aumentar a produção de calor através de processos metabólicos, gerando suor e transpiração.
No entanto, esse aumento no esforço metabólico para manter a temperatura pode levar à fadiga mais rápida, e em momentos de lazer ou turismo pretendemos usufruir ao máximo o passeio.
É nessas horas que as malhas térmicas entram em cena. Elas auxiliam na manutenção constante da temperatura corporal, ajudando a manter todas as funções vitais estáveis, além de permitir maior desempenho em suas atividades.
Composição das malhas térmicas
A malha térmica é produzida a partir de fibras sintéticas como poliéster, poliamida ou polipropileno, que possuem propriedades térmicas e de manutenção da umidade. Esses materiais são comumente utilizados na fabricação de roupas esportivas e de proteção térmica.
Melhores marcas em malha térmica
Algumas das principais marcas no segmento de roupa de frio intenso que fabricam malhas térmicas, são:
- Columbia – Investe em tecnologias inovadoras de alta performance.
- The North Face – Marca consagrada em oferecer produtos de alta performance, preferida por atletas de vários segmentos esportivos
- Solo – Produzida no Brasil, a marca é pioneira em oferecer o melhor custo x benefício
Confira toda nossa linha de malhas térmicas clicando aqui.
Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre as malhas térmicas, aproveite para conhecer a loja online da Tchê Inverno. Aposte no sistema de camadas e garanta o controle térmico eficiente em baixas temperaturas.
Confira nossa loja e boas compras!
Deixe um comentário