Toda viagem vem acompanhada de um bom cardápio típico da região, visitada não é mesmo? Uma das principais atividades que fazemos ao visitar um novo país é provar os temperos e sabores originários do local. Por isso, vamos citar neste artigo os principais pratos da culinária russa que você precisa conhecer.

Ficou curioso? Embarque nessa viagem com a gente!

Conheça mais sobre a culinária russa

A culinária russa possui uma variedade de ingredientes e sabores. Portanto, separamos alguns dos pratos mais tradicionais para você experimentar:

1. Estrogonofe

O estrogonofe é um prato tipicamente russo. No Brasil, ele foi totalmente “abrasileirado”, sendo servido com arroz, batata palha e, muitas vezes, frango e camarão no lugar da carne. Diferente daqui, na Rússia, são cubos de carne mergulhados em Smetana (Cметана), uma espécie de creme de creme de leite fresco típico de lá.

O prato é servido normalmente com purê de batatas, podendo ser também encontrado com batata assada, batata frita ou até mesmo massa.

2. Pelmeni

Um dos pratos mais tradicionais na Rússia, o Pelmeni, é uma espécie de massa que lembra muito um ravióli. É feita com farinha, ovos, leite ou água e pode ser encontrado recheado com diversos tipos de carne, cogumelos ou queijos. O prato mais tradicional é o que mistura carne bovina e carne de porco.

Diferente das massas italianas, o Pelmeni não é servido com molho. Os russos costumam serví-lo com Smetana (creme de leite russo). Também é possível encontrar Pelmeni frito.

3. Khinkali

Devido à proximidade, é muito comum encontrar na Rússia excelentes restaurantes de culinária típica da Geórgia.Um prato bastante tradicional é o Khinkali. Ele apresenta pastéis de massa cozida, feitos com farinha de trigo, água, sal e ovos inteiros. Sua massa se assemelha a do Pelmeni, mas a forma final é bem diferente.

Ele pode vir recheado de carne moída, cogumelos ou queijo. A carne pode ser bovina, de porco, carneiro ou uma mistura de todas elas. O interessante é que o Khinkali tem um formato de uma pera e seu topo é tipo um botão de massa.

O costume é segurar a massa por esse topo, fazer um furo com o dente para primeiro apreciar o molho da carne que está dentro e depois comer. Ao fim, os botões são guardados na beira do prato.

Ficou com alguma dúvida? Aqui no blog da Tchê Inverno você encontra as melhores dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem!

Comentários

Comentários