Fazer uma viagem de intercâmbio é um dos maiores sonhos de vários brasileiros. Seja para aprender a língua, fazer uma graduação, trabalhar ou conhecer uma cultura diferente, mais de 200 mil brasileiros viajam anualmente para viver experiências como essas no exterior.

Seja para quem está indo viajar ou quem está começando a cogitar essa ideia, há uma grande questão que pode ser decisiva para a realização da viagem: o orçamento disponível. Se esse também é o seu caso e você está afim de saber como economizar em seu intercâmbio, confira as nossas dicas!

1. Faça suas compras aos poucos

viagem de intercâmbio

A melhor dica para comprar tudo o que precisa a tempo da viagem, e com bons preços, é adquirir cada item aos poucos. Isso te liberta de qualquer sentimento de que gastou demais com determinado objeto, roupa, etc. O mesmo vale para o dinheiro. Como a cotação varia frequentemente, comprando aos poucos, você tem mais chances de fazer bons negócios. 

2. Não leve cartões de crédito

Uma das piores coisas para quem quer economizar em uma viagem de intercâmbio é levar cartão de crédito por dois motivos. Primeiro porque, a cada transação, você terá que arcar com a taxa de IOF (Imposto de Operações Financeiras) que atualmente está em torno dos 6%. Além disso, o valor em reais que você vai pagar pelo que comprou vai depender da cotação da moeda do seu destino no dia em que a fatura vencer.

A melhor opção nesse caso é levar um cartão pré-pago recarregável com a moeda do país, como o Visa Travel Money, em que você já terá pago pelo valor disponível no cartão.

3. Faça sua viagem de intercâmbio na baixa temporada

Viagem de intercâmbio

Quem tem flexibilidade de datas pode economizar ainda mais na viagem de intercâmbio, afinal é possível escolher a baixa temporada. Nessa época, as passagens e hospedagem são muito mais baratas e, além disso, é possível conhecer o destino com muito mais tranquilidade nas ruas, passeios e comércio.

4. Cozinhe durante a sua estadia

Mais uma dica fundamental é cozinhar. Tomar café, almoçar e jantar em restaurantes todos os dias é sinônimo de gastos excessivos. Por isso, reserve dias de lazer e datas especiais para comer fora. Nos outros dias, compre alimentos em supermercados e cozinhe. Você vai economizar bastante com essa simples atitude. Em dias de passeios também é legal levar alguns lanchinhos na bolsa para não extrapolar e sair gastando sempre que sentir um pouco de fome.

5. Aproveite a internet dos estabelecimentos

viagem de intercâmbio

Para se comunicar com a família e os amigos que ficaram no Brasil, você pode aproveitar a internet da escola, do hotel, dos cafés e vários estabelecimentos com WiFi gratuito. Com isso, você não precisa comprar um chip novo, nem fechar um plano internacional para a sua linha.

Com essas dicas você vai poder economizar na sua viagem de intercâmbio e realizar o seu sonho de ter essa experiência em outro país mesmo com o orçamento limitado. Gostou de conhecê-las? Então, compartilhe essas informações com os seus amigos e ganhe companhia para a viagem!

Comentários

Comentários