Viajar é sempre uma experiência enriquecedora — alguns dizem que esse é único gasto que, ao invés de nos empobrecer, nos torna mais ricos. Mas, quando começamos a planejar uma viagem, tudo é perfeito e não há contratempos, não é mesmo? Porém, na prática, uma viagem desorganizada pode se tornar um grande problema, por isso neste artigo vamos te ensinar a fazer um roteiro de viagem incrível. Veja como!

Defina o objetivo da viagem

Na hora de elaborar um bom roteiro de viagem, tão importante quanto definir o destino, é pensar qual é o objetivo da sua viagem. Essa pode parecer uma etapa dispensável, mas é a partir desse ponto que serão definidos todos os detalhes — do destino aos pequenos passeios.

Você está planejando uma viagem sozinho ou em família? Um mochilão por vários países ou semanas de sossego no interior? A finalidade da sua viagem interfere em todos os outros pontos do planejamento do roteiro.

A quantidade de dinheiro precisará, as atividades que deseja realizar os lugares que quer conhecer, o tempo de permanência no local e até a documentação necessária — como é o caso do visto para estudantes em alguns países, por exemplo.

Escolha a melhor época

Com o destino e o objetivo da viagem já definidos, é hora de escolher a melhor época para viajar. Para isso, pense nas atividades de gostaria de fazer e confira como estará o clima no local de destino no período em que você pretende viajar. Fique de olho nas previsões meteorológicas, se há temperaturas extremas, se o clima é estável, se há possibilidade de neve no local, dentre outras coisas.

O clima tem influência também na bagagem. Saber de antemão qual é a previsão do tempo no período escolhido para viajar é importante para definir os itens a serem levados na mala, o que ajuda a evitar o excesso de peso ou os gastos desnecessários com roupas a mais, por exemplo.

Defina o seu orçamento e tempo disponível

Um dos pontos mais importantes do planejamento de viagens é saber calcular a quantidade necessária de recursos — tanto financeiros quanto de tempo — para aproveitar suas férias com tranquilidade e economia.

Para isso, o primeiro passo é definir um orçamento levando em conta a sua disponibilidade financeira e quanto tempo você pretende passar viajando. O tipo de viagem que você pretende fazer também tem grande peso nessa hora: pense na hospedagem, passagens de ida e volta, locomoção, alimentação, passeios pagos, compras,  imprevistos e no conforto de acordo com a quantidade de pessoas e o destino para o qual você pretende ir.

Planeje os itens necessários

Faça uma lista de tudo o que vai precisar. Em caso de uma viagem para locais de baixas temperaturas, veja se precisará adquirir peças para se proteger do frio e ficar mais confortável.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe como fazer um roteiro de viagem, não deixe de acompanhar todas as novidades do blog Tchê Inverno!

Comentários

Comentários