DICAS PARA SE PROTEGER DURANTE OS TREINOS NO FRIO

Dicas para se proteger durante os treinos no frio

Se mesmo com os dias frios você continua motivado em não interromper seus treinos ao ar livre, devemos parabenizá-lo pela disciplina. Sabemos que nas baixas temperaturas é  preciso redobrar os cuidados para evitar resfriados e até mesmo possíveis lesões. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para continuar a sua rotina de treinos com mais segurança.

VAMOS LÁ! ❄️

1 – USE ROUPAS ADEQUADAS

A primeira dica é extremamente importante, afinal é essencial proteger as extremidades, como, mãos, pés e cabeça. O recomendado é se vestir em camadas, mas calma, não é para sair vestindo cinco jaquetas, três calças e oito meias!

Vista frontal de mulher correndo na floresta de inverno Foto gratuita

  1. Primeira camada: possui modelagem mais aderente no corpo, evitando a perda do calor corporal. Prefira as malhas térmicas em  tecido tecnológico respirável e produzido com  partículas de poliéster que garantem maior  aquecimento, além de evitar que o suor produzido durante o exercício umedeça a pele.
  2. Segunda camada:  a escolha desta camada deve levar em consideração qual    esporte irá praticar.  O conforto é fundamental  já  que você irá  usar sobreposto à  segunda pele..
  3. Terceira camada: consiste na jaqueta impermeável ou corta vento, dê preferência aquelas que possuam fecho com  gola alta, capuz e proteção em fleece ou peluciado  rente  ao pescoço. Esse cuidado evitará entrada de vento e frio.

Se você quer saber mais sobre as malhas térmicas (tecido usado para o sistema de camadas), leia nosso artigo completo: Malhas térmicas: por que são indispensáveis?

Vale lembrar que é PRECISO trocar as roupas molhadas após o treino, para que o seu corpo possa entrar em processo de resfriamento de maneira adequada.

2 – MANTENHA-SE SEMPRE HIDRATADO

É comum sentirmos menos sede ao treinarmos no frio,  mas, mesmo assim, é importante manter a hidratação durante as atividades físicas independentemente de termos ou não vontade de beber água.

Atlético homem bebendo algo após o treino. Foto gratuita

O recomendado é ingerir a água de acordo com a duração e intensidade dos treinos. Além disso, tome muito cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas, pois podem levar à desidratação e a outros efeitos adversos em relação ao sistema nervoso central.

3 – DEDIQUE MAIS TEMPO NOS AQUECIMENTOS PARA PREPARAR A MUSCULATURA

Se aquecer antes de um treino é sempre importante, principalmente ainda sob baixas temperaturas. Por isso, comece as atividades físicas com intensidade mais baixa para evitar o aquecimento estático.

Fitness fêmea em calças pretas e sneaker esticando após treino com cópia espaço Foto gratuita

O aquecimento é essencial, pois nos dias frios  há um risco maior de distensão de músculos e tendões por causa do encurtamento e do enrijecimento muscular. 

Lembre-se: devagar e sempre!

4 – PRIORIZE ALIMENTOS COM CARBOIDRATOS

Durante o inverno, nosso corpo precisa trabalhar mais para nos manter aquecido e por isso, a reposição calórica é muito importante, principalmente os carboidratos (cereais, tubérculos, raízes, leguminosas, hortaliças, barras de cereais).

Legumes frescos e hortaliças, vida saudável e comida. brócolis, pimenta, tomate cereja, pimentão Foto gratuita

Evite os doces em geral e, além dos carboidratos, deve-se priorizar, também, o uso de alimentos ricos em vitaminas e minerais para aumentar a imunidade que pode ser comprometida com as baixas temperaturas.

Alimente-se logo após o treino para que seu corpo possa ter uma recuperação saudável e equilibrada.

E, aí? Gostou das dicas? Agora você pode treinar no inverno com mais segurança e saúde!

Comentários

Comentários

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BONJOUR, PARIS!

  1. Murillo

    Conteúdo muito bom, ajuda bastante. Parabéns Haha
    Já estou pronto para ir na neve!hehe

  2. Cinara

    Adorei as dicas, agora já estou pronta para viajar. Sabe onde vou comprar minhas peças? Na tchê inverno.

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