O termômetro marca uma temperatura, mas geralmente temos a impressão de que estamos sentindo mais calor ou mais frio, não é mesmo? Esse fenômeno é chamado de sensação térmica e corresponde à real temperatura que percebemos em uma determinada situação.

Com certeza você deve estar com dúvidas, mas nós vamos esclarecer isso agora!

Entenda o que é sensação térmica

Sabemos que a pele do nosso corpo é o maior órgão que temos e, por isso, confere muitas informações. As sensações que identificamos são inúmeras: dor, pressão, frio, etc.

A sensação relacionada ao frio ou ao calor é chamada de sensação térmica. Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam.

Porém, em países frios, a diminuição de temperatura causada pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como por exemplo, a hipotermia.

Diferença entre temperatura e sensação térmica

A temperatura é uma grandeza física que é medida através de escalas termométricas (graus célsius, fahrenheit, kelvin etc.) e é relacionada à energia interna de um sistema (corpo, objeto ou ambiente) pela agitação de suas moléculas.

Quando um corpo está quente, isso indica que suas moléculas estão muito agitadas. Já um sistema frio, indica baixa movimentação molecular. Também chamada de temperatura aparente, a sensação térmica é um termo utilizado para designar como os sentidos do nosso corpo percebem a temperatura do ambiente.

Há uma série de variáveis que podem influenciar a sensação, como a umidade, a densidade e a velocidade do vento. A pele está ligada à uma série de terminações nervosas que tornam possível o nosso sentido do tato.

A roupa para cada estação

Se a temperatura mudar e aquela sensação de frio aparecer, é importante escolher roupas apropriadas para o frio. Aproveite para montar aquele look especial de inverno!

Essas informações foram úteis para você? Agora que já explicamos tudo sobre sensação térmica, aproveite e descubra mais conteúdos aqui no blog da Tchê Inverno!

Comentários

Comentários