A chegada do inverno exige o uso de vestimentas adequadas para enfrentar as quedas na temperatura, e é importante considerar alguns requisitos na hora de adquirir suas roupas, considerando sempre qualidade, conforto e eficiência térmica.
Os modelos impermeáveis geralmente fazem toda a diferença no inverno, oferecendo proteção e aquecimento, aliando estilo e elegância. Evita o acúmulo de muitas camadas de roupas. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe este artigo para conhecer:
- o que define uma roupa impermeável;
- quais são as características essenciais das roupas impermeáveis;
- como escolher a roupa impermeável adequada para o inverno.
Boa leitura!
O que define uma roupa impermeável?
Antes de entender os detalhes que definem verdadeiramente uma roupa impermeável, vamos abordar as diferenças entre impermeabilidade e resistência à água.
O tecido impermeável é composto por fibras tecnológicas de alta performance que impedem totalmente a penetração da água. Eles podem passar por um tratamento que repele líquidos que entram em contato com a superfície do tecido. Já os tecidos resistentes à água contam com um nível de proteção que suporta a exposição a líquidos apenas por um período menor de tempo.
Em geral, a roupa impermeável é confeccionada em três camadas:
- camada externa: composta por materiais como nylon e poliéster para impedir a passagem da água;
- camada revestida: membrana fina de teflon ou poliuretano com orifícios microscópicos que favorecem a respirabilidade do tecido;
- camada de conforto: malha fina cuja função é proporcionar maior conforto à peça de vestuário.
Quais são as características essenciais das roupas impermeáveis?
É necessário que uma peça atenda a determinados requisitos para ser considerada uma roupa impermeável de confiança. Saiba mais a seguir:
Respirabilidade
Um tecido respirável é aquele que permite que o calor acumulado causado pela sudorese, o suor, evapore e seja transportado para fora da roupa.
Apesar de eliminar os vapores da transpiração, a roupa impermeável não deixa as gotas de chuva penetrarem. Isso é possível porque a tecnologia das fibras permitem a passagem das moléculas de água em forma de vapor, que são menores comparadas com as da fase líquida, como as gotas de água da chuva ou neve.
Resistência ao vento
Conhecidas como roupas quebra-vento ou corta-vento, essa característica procura proteger o corpo contra em dias de frio mais intenso. Para tal, geralmente as vestimentas são fabricadas com tecidos como nylon e microfibra.
Isolamento térmico
A roupa impermeável também precisa conter uma camada de forro que serve como isolamento térmico, garantindo a proteção no inverno. Existem dois tipos de forragem que um casaco impermeável pode conter, cada um deles com as suas vantagens e peculiaridades.
No caso do isolamento sintético, a roupa é geralmente feita com fibras de poliéster ultrafinas. Enquanto isso, o isolamento de penugem utiliza materiais naturais para preenchimento, como penas de gansos ou patos.
Costuras seladas
Quando os casacos são costurados, as agulhas deixam pequenos orifícios por onde os líquidos podem passar. Para evitar esse problema, a solução encontrada foi vedar as costuras usando uma fita à prova d’água, ampliando a impermeabilidade da peça.
Tecnologias mais avançadas, como o Heat Seal, estão sendo empregadas e as costuras são termo-seladas, eliminando pontos desnecessários.
Zíperes à prova d’água
Assim como a selagem das costuras, também é preciso impedir a passagem de líquidos pelo zíper. Atualmente, vários modelos de casacos oferecem zíper revestidos por película de poliuretano na face externa, selando contra umidade.
Outro recurso amplamente utilizado são as abas protetoras fechadas por botões que protegem o zíper, além de garantir a impermeabilidade da peça.
Como escolher a roupa impermeável adequada para o inverno?
Ao comprar uma roupa estilosa para o inverno, veja o que você deve avaliar para tomar a melhor decisão conforme suas necessidades:
Uso urbano
Para o look de inverno urbano, as peças impermeáveis dependem da temperatura e condições de clima da sua cidade ou destino de viagem.
Investir em jaquetas 3 em 1, com o sistema interchange, permite personalizar os níveis de proteção e aquecimento conforme a variação climática. Podem ser usadas separadamente ou em conjunto em dias de frio rigoroso com umidade.
Nos dias de frio moderado e em locais fechados, por exemplo, um colete, ou um fleece podem ser suficientes para proteger da temperatura baixa e da umidade.
Atividades físicas
A transpiração é inevitável durante a prática de atividades físicas, o que torna fundamental uma roupa respirável para manter o seu corpo seco. Agora, se você pretende esquiar, atente-se para que a roupa seja estruturada para não limitar os seus movimentos durante a atividade.
Já caminhadas ao ar livre em dias de frio intenso exigem uma roupa com proteção corta- vento, além de tecnologias específicas para manter o isolamento térmico. O uso de acessórios de inverno como gorro, luvas e cachecol agregam proteção adicional, permitindo enfrentar frio, neve e umidade em qualquer situação inóspita.
Esportes de Neve
Pode ser apenas por diversão, ou por esporte, atividades como esquiar ou praticar esportes de inverno, requerem uma vestimenta adequada. O ideal para manter-se aquecido e, ao mesmo tempo, confortável no decorrer do dia, é investir no sistema de camadas. Assim, prefira usar malhas térmicas, para a camada de base, casacos impermeáveis e respiráveis, como terceira camada e como camada intermediária, um fleece ou tricô.
Leia também: Roupas Estilosas para o Inverno: peças-chaves para seu guarda-roupa
Além de manter você na moda, as roupas impermeáveis precisam cumprir com o objetivo de fornecer proteção contra as baixas temperaturas. Com essas dicas, você será capaz de fazer a escolha mais adequada e sem abdicar do estilo.
Deixe um comentário