Viajar é uma das saudades da maioria das pessoas durante a pandemia do coronavírus. Se você se enquadra neste grupo e pensa que viajar será a primeira coisa que vai fazer quando tudo isso passar, o mais recomendado é ter um planejamento de viagem antes dela acontecer. 

Esse planejamento é uma forma de organizar todos os processos desde a definição do local até o momento de voltar para a sua residência. Assim, você terá mapeado tudo que irá acontecer, evitando possíveis imprevistos.

Quer saber como fazer o planejamento? Veja o passo a passo neste artigo!

Planejamento de viagem — Siga o passo a passo!

Está com vontade de viajar mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Essa é uma dificuldade que muitas pessoas encontram no momento de decidir os diversos detalhes que fazem parte do roteiro de uma viagem, como:

  • transporte: carro ou avião;
  • hospedagem: hotel, casa, hostel, pousada;
  • alimentação: no hotel, restaurante ou fazer a própria comida;
  • passeios: parques, trilhas, museu, praia, etc;
  • roupas: de frio, calor, para neve, praia, entre outras.

Para facilitar, listamos um passo a passo de como realizar um planejamento de viagem que vai te ajudar na hora de tomar essas e outras decisões necessárias para aproveitar ao máximo todos os dias e evitar que ocorra certos problemas. 

Inclusive, criar um checklist para viagem de inverno com as informações que mapear é uma boa estratégia para não se esquecer de nada quando sair de casa! Para as viagens de verão, faça o mesmo, lembrando de levar em conta o clima!

Veja o passo a passo a seguir:

1. Defina o destino ideal

Um dos primeiros passos para ter uma viagem incrível é decidir qual o destino ideal. Além de verificar qual o seu orçamento disponível e período do ano que gostaria de ir, é fundamental ter em mente os locais que podem ser visitados para saber se será realmente prazeroso para você. 

Isso porque, de nada adianta ir para um local que só possui praias e muito calor se esse não é o seu clima preferido, por exemplo.  

Fazer essa análise pode poupar dinheiro e evitar que você se decepcione logo no início da viagem. 

2. Saiba quanto você pode gastar

Antes de comprar as passagens ou escolher os passeios que gostaria de fazer, é muito importante que você saiba quanto poderá gastar. 

Diante disso, antes da viagem, faça pesquisas sobre os locais que deseja frequentar. Assim, você não terá uma grande surpresa quando a fatura do cartão de crédito chegar.

Além disso, ter o orçamento definido poderá te ajudar a economizar, evitando que você gaste mais do que o necessário e ainda sobre para poder planejar outras viagens. 

3. Escolha a melhor época do ano

Escolher a data da sua viagem dependerá de diversos fatores, como a sua disponibilidade, a alta ou baixa temporada e a sua estação do ano preferida.  

Para você que deseja ir em períodos de alta temporada, saiba que existe a possibilidade de encontrar preços mais elevados e locais com maior número de pessoas. Já na baixa temporada, além de ter menos visitantes, os preços podem ser mais razoáveis.

Com relação às estações do ano, tudo dependerá do seu gosto e do destino que escolher para conhecer. Se o inverno é o seu favorito, locais com neve e temperaturas mais baixas podem ser o ideal, como as cidades do Chile e Argentina. Já para aqueles que amam o verão, os destinos com praias e com calor mais intenso são uma excelente opção, como o nordeste brasileiro e as ilhas do Caribe e Cancún.

4. Faça a mala com antecedência

Para evitar que você esqueça alguma coisa em casa ou leve um grande número de roupas que não serão usadas, é fundamental fazer as malas com antecedência. Assim, você terá tempo para se organizar. 

Por exemplo: pensando em uma mala de inverno para uma semana, com destino para Ushuaia, as botas para neve são indispensáveis. Inclusive, na Tchê Inverno você encontra as melhores opções de roupas para o inverno, além de acessórios e calçados para todos os gostos.

Já para os locais que fazem muito calor, é recomendado sempre levar roupas leves e calçados mais abertos.

5. Defina os passeios que pretende realizar

Ter mapeados quais os passeios que você gostaria de fazer nesta viagem é essencial para não perder tempo pesquisando. 

Principalmente em viagens mais curtas, que todos os minutos precisam ser aproveitados, escolher com antecedência é a melhor opção. 

Portanto, faça uma lista dos locais que quer conhecer, os dias que eles serão visitados e o horário programado. Assim, você terá o roteiro organizado. 
Antes de fazer as malas para a viagem pós-pandemia, acesse o site da Tchê Inverno e conheça as melhores peças de inverno para se manter quentinho durante a viagem!

Comentários

Comentários