Com a chegada do inverno, principalmente para quem mora na região Sul e Sudeste do país, é comum ver as temperaturas caindo drasticamente. É fácil decifrar então que as cidades mais frias do Brasil estão nessas regiões e, por mais incrível que possa parecer, é possível que haja até neve nesses locais.

Sim, as nevascas são fenômenos naturais difíceis de acontecerem em nosso país, mas, vez ou outra, elas surgem para abrilhantar vários lugares e fazer o turismo bombar naquele estado, cidade ou vilarejo em questão.

As cidades mais frias do Brasil para viajar

Como você já deve ter percebido, o clima gelado dessas cidades e, muitas vezes, romântico que vem acompanhado das baixas temperaturas, tornam a temporada perfeita para viajar. Os cenários ficam inacreditavelmente lindos e você não pode perder a chance de conhecer.

5. Inácio Martins – Paraná

Inácio Martins é uma das cidades do Paraná que costuma registrar temperaturas baixas durante a temporada de inverno. As sensações térmicas são ainda piores durante a madrugada e não é difícil atingir temperaturas negativas. O recorde histórico foi marcado em 2012 quando atingiu a marca de -4°C.

Para quem quer conhecer — e sentir o frio na pele — não pode deixar de visitar as cachoeiras de Madeirit e Santinni.

4. Monte Verde – Minas Gerais

Parte da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Minas Gerais, também está entre as cidades mais frias do Brasil, já que divide com Campos do Jordão — que ocupa o terceiro lugar — a denominação de Suíça Brasileira.

Por possuir um clima bastante frio, o turismo na região é voltado para essa experiência em chalés com lareira, sauna e cardápios com degustação de queijos e vinhos e fondue. Outra característica interessante é uma pista de patinação no gelo muito famosa na região. Vale a visita.

3. Campos do Jordão – São Paulo

Primeira cidade conhecida como Suíça Brasileira, a cidade de Campos do Jordão também é um dos principais destinos de quem está em busca de uma experiência de inverno. Além de ser bem fria durante a estação, a região também promove festivais de inverno, tem uma fábrica de chocolate aberta para visitas e charmosa arquitetura europeia.

Durante toda a temporada, as temperaturas ficam perto dos 0°C. Porém, facilmente a sensação térmica ultrapassa essa marca e deixa as temperaturas negativas.

2. São Gabriel – Rio Grande de Sul

Próxima à fronteira do Uruguai, São Gabriel ocupa o segundo lugar entre as cidades mais frias do Brasil. Para entender o porquê só estando lá entre meados de julho e agosto, pois a sensação térmica costuma ser baixíssima.

As geadas são bastante comuns durante todo o inverno, mas entre os meses que citamos acima, as chances de você ver lindos floquinhos de neve caindo do céu são muito maiores.

1. São Joaquim – Santa Catarina

São Joaquim está a cada ano batendo um recorde diferente de temperatura mais baixa do país. Você provavelmente deve ter visto imagens da cidade nos telejornais durante o inverno, pois é muito comum essa região virar notícia.

As temperaturas neste município de Santa Catarina costumam registrar marcas de -10°C e a neve pode chegar a qualquer momento.

Agora que você já conhece as cidades mais frias do Brasil está na hora de conhecê-las bem de perto. Sabe o que você não pode esquecer? De ter roupas adequadas para as diferentes temperaturas. Confira quais colocar na mala aqui no blog da Tchê Inverno!

Comentários

Comentários