Categoria: Esportes (Página 1 de 3)

esportes de inverno

3 Esportes de Inverno Para Você Praticar nas Férias

As férias, além de um momento de descanso, são sinônimo de diversão. Para quem gosta de unir essa ocasião a experiências memoráveis, a prática de esportes de inverno é uma opção mais do que apropriada. Além disso, para quem quer vivenciar atividades, clima e culturas completamente diferentes, é possível reunir tudo isso em uma única viagem.

Se você está afim de praticar atividades esportivas diferentes e que só um clima de frio intenso pode te proporcionar, confira as 3 opções que reunimos neste artigo e descubra os que têm tudo a ver com o seu estilo!

1. Snowboard

Entre os mais conhecidos esportes de inverno, o Snowboard é uma das práticas mais amadas entre jovens e crianças. Isso porque pode ser caracterizado como o surf ou o skate praticado na neve. Então, para quem gosta de adrenalina, é uma atividade muito prazerosa e cheia de aventura.

O esporte consiste em posicionar os pés em uma prancha e descer montanhas cobertas por neve, realizando manobras super-radicais. Além da aventura, é uma atividade muita divertida. Você vai adorar!

2. Esqui

Outro esporte bastante conhecido quando o assunto é atividades de inverno, o esqui também é praticado em montanhas de neve, porém, ele utiliza lâminas para deslizar na superfície. E, ao contrário da prancha única do Snowboard, há uma para ser encaixada em cada pé.

Para quem se interessa em praticá-lo, deve saber que há três modalidades da atividade: alpino, quando o praticante deve concluir o percurso em pouco tempo, fazendo manobras e desviando de obstáculos; cross country que é caracterizado por percursos mais compridos; e o estilo livre que é o mais radical, podendo ser praticado nos estilos halfpipe, moguls, slopestyle, ski cross e aerials.

3. Patinação no gelo

Muito conhecido pelos filmes e também por campeonatos mundiais, como as Olimpíadas, a patinação no gelo é um dos esportes de inverno que utiliza patins que deslizam em superfícies lisas e congeladas, o que o torna um dos mais bonitos também.

Criado na Europa como uma solução para ultrapassar lagos congelados, o esporte conquistou adeptos de todos os continentes e de todas as idades. Não é por acaso que, durante a temporada de inverno, as pistas de patinação ficam lotadas.

E, então? Qual das opções de esportes de inverno tem mais a ver com o seu estilo? Que tal praticar todas elas? Para que nada dê errado nesse momento, saiba também quais roupas usar para esportes na neve no blog da Tchê Inverno!

onde realizar patinação no gelo no Brasil

Onde Realizar Patinação no Gelo no Brasil?

Quando o assunto é inverno rigoroso e neve, nosso país não costuma se destacar. Mesmo assim, sempre damos um jeito de agregar diversões de outras nações para as nossas, mesmo que o clima não ajude e isso é ótimo para quem está procurando onde realizar patinação no gelo no Brasil.

Somos reconhecidamente tropicais. Então, na maioria dos estados, mesmo no inverno, não costuma haver uma queda de temperatura significativa. Nas regiões Sudeste e Sul, principalmente na Sul, o clima no inverno é mais representativo e em algumas cidades pode-se chegar até temperaturas negativas.

Onde realizar patinação no gelo no Brasil: para quais estados viajar?

Como dissemos acima, os estados mais para baixo do mapa, atingem temperaturas mais baixas durante o inverno e, é por conta disso, que são as regiões onde realizar patinação no gelo no Brasil.

Confira algumas das pistas que você pode conhecer em nosso país!

Gramado – Rio Grande do Sul

Quando o assunto é frio no Brasil, a Serra Gaúcha é a primeira que vem à cabeça. Gramado, que está nessa região, abriga a mais completa pista de patinação no gelo do país, pois faz parte do Parque Snowland que reúne diversas atrações geladas em um único local.

É importante ressaltar que a temperatura média da região no inverno é de 8°C. Durante as frentes frias, que não são raras, elas podem ficar abaixo de zero. Dentro do parque, como todas as atrações são no gelo, a temperatura fica entre cinco e três graus negativos. Então, esteja preparado!

Campos do Jordão – São Paulo

A pousada Tarundu, em Campos do Jordão, é famosa por abrigar uma enorme pista de patinação no gelo. O local que é um centro de lazer – com atividades de tirolesa, trekking e muito mais – também apresenta shows temáticos, como Frozen e O Fantasma da Ópera.

No inverno, o clima na cidade é um dos mais frios do estado de São Paulo – ou o mais frio – e as temperaturas costumam ficar entre 1°C e 15°C. Nos dias mais frios, a sensação térmica pode ser de temperaturas negativas.

Monte Verde – Minas Gerais

Região montanhosa e com grande preservação da natureza, Monte Verde, em Minas Gerais, não costuma ter temperaturas muito elevadas em qualquer estação do ano. No inverno, então, chega a fazer mais frio do que em sua vizinha paulista, Campos do Jordão.

Para quem quer saber onde realizar patinação no gelo no Brasil, vai adorar conhecer o rinque abrigado na cidade há mais de 20 anos, que, inclusive, por muitos anos foi a única pista permanente do país. Se você tem medo de começar, não se preocupe. Há vários monitores que vão te ajudar a dar os primeiros passos.

Gostou das opções? Agora que você já sabe onde realizar patinação no gelo no Brasil, é só fazer as malas e curtir essa divertida atividade. Continue acompanhando o blog da Tchê Inverno e receba mais dicas bacanas!

Esportes na neve

Como se Vestir Para Praticar Esportes na Neve?

Esqui, snowboard, hóquei, qual desses esportes na neve você pratica ou quer praticar? Quem busca destinos de inverno para ter a oportunidade de realizar essas atividades precisa ter muita atenção com o que vestir. Por isso, nós separamos algumas dicas.

Antes de tudo, você precisa saber que nesses esportes há uma exposição muito grande às baixas temperaturas e usar as roupas, calçados e acessórios certos são essenciais. Eles podem evitar queimaduras, paralisias, cãibras e, até mesmo, algumas lesões. Veja só!

Roupas adequadas para a neve

Todo mundo sabe que para praticar esportes na neve roupas que promovam um grande aquecimento são essenciais. Porém, como a temperatura em locais com neve não é como em outros lugares e essas áreas são, geralmente, montanhosas, o ideal é que as roupas sejam térmicas.

As malhas térmicas são capazes de manter o seu corpo aquecido e, principalmente, impossibilitar que o frio externo entre nas camadas do tecido. Como você estará praticando esportes, outro ponto importante é que elas tenham uma tecnologia que usa o calor do próprio corpo para mantê-lo aquecido e íons desodorizantes para que a peça não fique molhada ou com odor de suor.

Também é fundamental que você use roupas impermeáveis, afinal, a neve molha e em contato com a pele, além de causar muito frio, pode gerar queimaduras e problemas mais sérios.

esportes na neve

Calçados para praticar esportes na neve

Lembra que dissemos que a neve molha? Com isso, o primeiro critério para encontrar um calçado para os esportes na neve é que ele seja impermeável. Além disso, é importante que você invista em botas porque elas dão mais proteção aos tornozelos, proporcionando mais firmeza e segurança para cada atividade.

Para resistir à temperatura opte também por calçados forrados em lã e não deixe de usar por baixo uma meia térmica.

esportes na neve

Acessórios para atividades na neve

Jamais esqueça de usar acessórios na hora das atividades na neve, pois eles são tão fundamentais quanto qualquer roupa ou calçado. Você pode estar completamente agasalhado, mas se estiver com os pés ou mãos expostas, por exemplo, não vai ficar aquecido.

Por isso, nem precisamos dizer que usar luvas e meias durante os esportes na neve é essencial, não é? Para as luvas, prefira as que são revestidas em lã e têm uma camada impermeável por fora. Já as meias precisam ser térmicas. Também não deixe de usar gorros e protetores de ouvido.

esportes na neve

Para completar, é essencial que você use óculos com proteção aos raios UV. A luz do sol em contato com a neve expande a claridade e isso é prejudicial aos olhos, podendo causar queimaduras sérias e cegueira em casos mais graves. Portanto, previna-se!

Com essas dicas você já pode viajar para praticar esportes na neve. Conte com a Tchê Inverno para levar na mala as melhores roupas, calçados e acessórios dessa aventura!

Página 1 de 3

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén