Na hora de decidir uma viagem para aproveitar o inverno ao máximo e ver neve, muitas vezes a primeira ideia envolve sempre a Europa ou a América do Norte, certo? Mas você sabia que existem lugares que nevam no Brasil? Perto de sua casa, a poucas horas de distância, você pode encontrar locais com o inverno tão rigoroso quanto o dos países europeus e curtir muito a neve!

Está planejando sua viagem e não sabe onde encontrar neve em nosso país? Selecionamos alguns dos melhores destinos com neve no Brasil para você. Confira neste artigo!

Por que existem lugares que nevam no Brasil e outros que não?

Essa é uma pergunta muito repetida quando o assunto são os lugares que nevam no Brasil, e a resposta para ela envolve um aspecto muito importante da geografia além da baixa temperatura: a altitude, que, por aqui, é muito maior na região Sul.

Em locais como Santa Catarina, onde a neve pode ser vista com mais frequência, a altitude chega a 1800m acima do nível do mar. Nos picos, a temperatura atinge menos de 0ºC, o que causa o aparecimento de cristais de gelo, originários da condensação do vapor de água (nuvens). É daí que vem a neve.

No entanto, isso não ocorre durante todas as estações frias e nem em todos os anos. Veja abaixo quando e onde fazer sua visita para aproveitar essa beleza em nosso país!

Palmas — Paraná

A aproximadamente 300km da capital, essa cidade é considerada a mais fria de todo o estado, e atinge temperaturas que chegam a menos de 16ºC. As geadas por lá são frequentes, e há, segundo consta, ao menos um dia de neve durante o ano.

As melhores épocas para visitar estão entre junho e agosto, que é quando o inverno atinge, pouco a pouco, seu ápice.

Urupema – Santa Catarina

Pelo menos de duas a três vezes por ano é possível ver a neve em Urupema, e é difícil que exista um inverno em que não exista neve na cidade. A mais de 1300 metros do nível do mar, com pico de 1700 metros, a cidade ganhou o título de mais fria do país.

Caso queira viajar para Urupema e ver neve o ideal é ir em julho, mês durante o qual ocorreu a maioria das nevascas no estado nos últimos anos.

São José dos Ausentes — Rio Grande do Sul

Um dos berços do trabalho rural do Sul do país, a cidade de São José dos Ausentes não se destaca somente pela possibilidade de neve, mas também por seus diversos atrativos que vão desde campos abertos até a pesca de trutas no Rio Silveira. Uma boa pedida para quem gosta de aventura e frio.

Por lá, caso queira ver neve, o ideal é programar a viagem para algum ponto entre julho e agosto.

Gostou das dicas? Que tal aproveitar para conhecer mais nosso país nessas férias? Só não esqueça ver quais as peças essenciais para ter na mala!

Comentários

Comentários